quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Atividade física e reeducação alimentar

   Exercícios físicos sem reeducação alimentar não é eficiente. Em curto prazo, pode-se conseguir alguma perda (em cerca de um ano), mas essa gordura tende a ser readquirida após 18 meses. Isso se deve à queda do gasto energético sofrido pelo organismo após a perda de peso. Além disso, pessoas que se exercitam criam um hábito de se recompensarem após o exercício. Algo do gênero: “Ah! Hoje posso comer esse lanche, já que corri meia hora…”.
   A mesma ineficiência foi identificado em estudos que acompanharam pessoas que fizeram restrição alimentar sem iniciar uma rotina de atividades físicas. Foi revelado que, diferente do que se pensa, nessas condições a tendência é ganhar gordura corporal. A restrição alimentar leva à perda de massa magra e, consequentemente, à diminuição do gasto energético. O organismo busca igualar o gasto de energia ao que é ingerido. Restringir a alimentação, portanto, restringe o gasto. Esse processo faz o acúmulo de gordura crescer.
   Se analisadas em um quadro geral, sugerem que as atividades físicas devem ser acompanhadas por uma mudança nos hábitos alimentares, a fim de conseguir a obtenção de uma perda de peso e gordura eficiente e com menor risco de recuperá-los após algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário